quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Curiosidades do Futebol




Com base em algumas pesquisas fiz esse post,que ressalta como o Flamengo nasceu do Fluminense...

Em 1911, após a conquista do campeonato carioca, surgiu uma crise interna no Fluminense. A cisão liderada por Alberto Borgerth levou nove jogadores tricolores a criar uma seção de futebol no Clube de Regatas Flamengo, que não tinha em mente outro esporte que não fosse o remo.

Nos arquivos do Fluminense estão registrados os seguintes fatos: tendo sido abertas duas vagas no Ground Committee, comissão que avaliava a escalação da equipe que entraria em campo, em julho, com as demissões de Ernesto Paranhos e Haroldo Cox, ficou resolvido que Oswaldo Gomes e Alair Antunes seriam os candidatos.
Alberto Borgerth era o indicado para capitão da equipe. No dia da reunião, surgiu um candidato da oposição - Joaquim Guimarães. A votação terminou num empate: 15 votos para Oswaldo Gomes e 15 para Joaquim Guimarães. Como Osvaldo era mais velho, ficou com o cargo.

Nas vésperas do jogo contra o Rio Cricket, a comissão se reuniu e escalou uma equipe. Alberto Borgerth, capitão da equipe, porém sugeriu, com apoio da maioria, que os jogadores fossem consultados sobre essa escalação. Afonso de Castro, voto vencido, bateu-se contra a sugestão, ponderando que isso constituía mau precedente, pois iria transferir aos jogadores as atribuições da comissão que escalava a equipe. Com exceção de Oswaldo Gomes e James Calvert, os demais jogadores se pronunciaram pela substituição de Oswaldo por Arnaldo Guimarães e Paranhos por Borgerth, mas a comissão manteve a escalação anterior, contra o voto de Alberto Borgerth que estava de acordo com a maioria dos jogadores.

No dia 3 de outubro de 1911, entretanto, Alberto Borgerth, Othon Baena, Píndaro de Carvalho, Emanuel Nery, Ernesto Amarante, Armando de Almeida, o Galo, Orlando Mattos, Gustavo de Carvalho e Lawrence Andrews solicitaram demissão do Fluminense. De acordo com depoimentos, alguns rebelados tricolores, inclusive Borgerth, sugeriram uma simples adesão ao Botafogo, hipótese esta imediatamente afastada, pois o alvinegro, na época, era o inimigo número um dos tricolores. Antes do Flamengo, alguns aventaram a possibilidade de na cisão. Iriam reforçar o Paysandu, que a rigor só possuía 2 bons jogadores, mas por ser clube exclusivamente de ingleses, a hipótese foi vetada. "Vamos para o Flamengo", concluiu o próprio Borgerth.

Desta forma deu-se a transferência definitiva de nove jogadores tricolores do time campeão de 1911 para o rubro-negro que não possuía departamento de futebol. O primeiro Fla-Flu, que depois viria a se tornar o clássico mais tradicional do futebol brasileiro, foi realizado no dia 7 de julho de 1912 nas Laranjeiras. De um lado com a nova camisa do Flamengo, o time antes Campeão Carioca e, do outro, os reservas do Fluminense transformados em titulares. A alegria e o delírio explodiram nas Laranjeiras: o resultado final mostrou uma surpreendente vitória do Fluminense por 3 x 2. A vingança tricolor havia se concretizado e solidificava o mito de clube vencedor.

Por:
Bruno Carvalho
Abraços!

3 comentários:

  1. Ops,Saiu torto no início,mas ta valendo huahuauh

    Malz aí,galera!

    Abraço

    'Bruno Carvalho'

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkk, flamengo perdeu pro flu com o time reserva, que vergonha. TRICOLOR SEMPRE.

    'Luiz'

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkk, flamengo perdeu pro flu com o time reserva, que vergonha. TRICOLOR SEMPRE. [2]

    Ise

    ResponderExcluir